[.:LINKS:.] [..PROJETO..]   [..FOTOGRAFIA..]  [..AUDIOVISUAL..]

O Grande Big

Jonas de Castro Deus, mais conhecido como Big Jonas, músico profissional registrado na OMB, atuou por mais de duas décadas em festas e bailes da capital paranaense. Desde os anos 60, quando trabalhou como guitarrista e cantor do conjunto Condor Boys ou como baixista, tecladista e crooner do Grupo Megatons.

Realizou diversas parceiras com grandes nomes da agitada cena cultural de Curitiba dos anos 60 e 70. Conviveu com pessoas como Celso Piratta, Dartagnan, Tatara, Lápis, Paulo Chaves e Ivo do Blindagem, entre tantos outros. Frequentou rodas com o próprio Leminski e soube impôr seu estilo.


A parceria com Tatara rendeu diversos shows nos teatros Paiol e da Reitoria, onde batalhou para divulgar seu trabalho como compositor. Ganhou diversos prêmios em festivas e como melhor crooner de conjuntos de baile. Viajaram pelo interior promovendo shows para divulgar a obra do músico e compositor Lápis, depois de sua morte.

A Virada

Casado e com dois filhos pequenos para criar, deu uma virada em sua vida a partir de 1986, quando deixou o cargo de professor do curso de engenhria florestal da UFPR - onde também se graduou em 1982 - e assumiu de uma vez por todas a sua carreira de músico especializado em festas particulares como formaturas, aniversários e principalmente casamentos.

Com o advento da tecnologia e com a musicalidade já amadurecida, viu por bem aliar seus conhecimentos como engenheiro formado pela UFPR aos novos equipamentos como teclados sampleados, buscando assim um caminho para a evolução musical, com um número menor de executantes porém com a mesma qualidade.

Dá para se dizer que foi o primeiro "one man band" na região sul e um dos primeiros que se têm notícia a animar festas com até 1.500 pessoas. Com esse sistema de trabalho, animou com seu carisma e jeito irreverente inúmeros eventos em todo o estado do Paraná, diversas cidades dos estados vizinhos, algumas no nordeste e até no exterior com apresentações em Nova Iorque, Buenos Aires, Assunção, Londres, Bruxelas e Paris.

A partir de 1994, com o crescimento na mídia mundial das vozes femininas, resolveu oferecer também a opção de cantora, estendendo a possibilidade deste duo compor uma banda com saxofone, guitarra, percursão, e outros instrumentos.

Em 1997 embarcou na onda da recém-chegada internet, trabalhando como um dos organizadores do projeto "Música Sem Fronteiras". A proposta - inédita no mundo - reuniu mais de cinco dezenas de músicos do Brasil e do exterior na realização de um CD produzido totalmente de forma virtual e online.

Entre tantas histórias que envolvem as 19 faixas, a mais marcante talvez seja a da música que tem um coral gravado em Minas Gerais, arranjo produzifo em Portugal e masterização feita em Curitiba... Isso na época da internet discada.

Como a maioria dos grandes astros, o grande Big Jonas partiu dessa vida no auge, com apenas 54 anos,para tocar ao lado de seus grandes idolos... Elvis Presley, Louis Armostrong e outros tantos.

Luto

Nascido em 8.11.1952, em Curitiba - PR. Morreu na madrugada da última
terça-feira, dia 28.11.2006. Deixa esposa, dois filhos, noras e a netinha que tanto desejava.

Pai, nós te amamos muito! Você sempre viverá em nós!

2 Comments:

At 12:51 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá! Daniel!

Ao ler estas suas palavras fiquei emocionado, e vi o quão dificil é colocar em palavras a personalidade tão marcante e tão forte de seu pai Big Jonas, lendo seu curriculo, vemos o quanto ele fêz para Musica e para o trabalho do entretenimento, e o quanto nos ensinou.

Com certeza que Big Jonas será sempre muito bem lembrado por todos que o conheceram e também de minha parte que tive o prazer de o conhecer e ter muitos contactos via internet.

Vou deixar um abraço pra voce e o meu grande respeito e homenagem ao sei pai Big Jonas que guardamos em nossa memória e em nosso coração com muito carinho.

Att,

Jair Baptista
Portimão / Portugal

 
At 1:54 PM, Anonymous Anônimo said...

Estamos em 2008 e não tinha noção que o Big Jonas tinha nos deixado, tão cedo. Eu o conheci nos anos 90, quando prestei-lhe consultoria em teclados e sintetizadores, e logo de início não pude deixar de notar seu alto astral, espírito batalhador e grande caráter. Fico penalizado pelos que ficam com saudades neste mundo, incluindo a mim mesmo, mas fico feliz pelo Céu estar em festa - e com boa música - desde 2006.

Gil Sicuro, Curitiba

 

Postar um comentário

<< orodamundo.com